Recentes

Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips | Crítica

Liga da Justiça Sombria

ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

Lançada no mês de maio aqui no Brasil, essa nova aventura da Liga da Justiça, traz novamente um embate contra um dos maiores vilões do grupo, o poderoso Darkside. Assim a animação dá um ponto final ao Universo de filmes animados da DC Comics

continua após a publicidade



Para que você não fique preocupado, o filme pode ser assistido separadamente, ou seja, mesmo que não tenha visto qualquer animação anterior, esse longa ainda sim funcionará sozinho. Porém é claro que caso você assista a todas elas, e em ordem (como eu fiz), sua experiência será ainda mais prazerosa. No total o universo é formado por 16 animações.

Os traços do filme segue o mesmo padrão das anteriores, com uma qualidade apenas mediana, mas que recebe um maior capricho nos momentos finais, como por exemplo nos Para-demônios com DNA do Apocalipse.

Um dos pontos que sem sombra de dúvidas foi a maior decepção dos fãs, foi a decisão da Warner de trocar os dubladores originais, vozes aquelas que todos nós já estávamos acostumados. Para piorar, a nova dublagem ficou simplesmente horrível, ao ponto de ser quase impossível de assisti-la assim. Alguns personagens parecem ter a mesma voz, sem contar ainda que outros estão totalmente deslocados para não dizer ridículos , como o profissional que dublou o tirano Darkside.

Esse problema foi tão grave, que o próprio Guilherme Briggs (dublador do Superman), recebeu a notícia de sua troca por terceiros no twitter, o que gerou bastante revolta. Por isso, não é errado dizer que Warner desrespeitou tanto os dubladores como também a nós telespectadores e fãs de todo esse universo.

Eu felizmente não tenho muito problema com as vozes em inglês, e acabei assistindo assim antes de toda essa polêmica. Quando soube do problema que estava acontecendo, fui acompanhar a tal versão dublada e percebi que todas as reclamações são completamente válidas. Mesmo sabendo das dificuldades geradas pela COVID-19, o que fizeram aqui é inaceitável. 

Liga da Justiça Sombria

Deixando esse problema de lado, podemos falar um pouco sobre o roteiro. Os fatos da Ravena ressuscitar o Robin, e o Trigon insistir em uma luta com o Darkside, ficaram bastante forçados, mas você consegue relevar se não for muito exigente. Já o final do filme foi uma bela forma de encerrar esse ciclo, pois mesmo que alguns não tenham gostado, acredito que tenha sido um encerramento poético, já que rima bastante com a primeira animação Liga da Justiça: Ponto de Ignição. Então no geral a trama é muito bem construída, e os personagens contam com planos engenhosos e bastante justificáveis.

Voltando ao fato de ser um universo de várias animações, é interessante ver como algumas pontas foram sendo bem amarradas, e em como as relações estavam aqui bastante maduras, como por exemplo os relacionamentos de Clark e Louis, e Bruce e Damien. Já a luta citada anteriormente entre Darkside e Trigon é no mínimo interessante para todos nós nerds, pois os dois representam duas das maiores ameaças da DC. Já as batalhas são boas, porém faltou algo mais épico como em Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue, do qual também super recomendo. 

Apesar de achar que está um pouco em excesso, o humor também é bem encaixado, pois ele aparece quase sempre através de personagens que já se esperam situações engraçadas, como da louca da Arlequina.

Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips é uma ótima animação que encerra com louvor esse universo compartilhado, e que com certeza você não irá se arrepender de assistir. Nos resta agora a curiosidade em saber o que virá pela frente.

AVALIAÇÃO: 4.0

Artigo por: José Renato  
Siga nas Redes Sociais: Instagram - Twitter