Quais os impactos do Coronavírus no mundo dos cinemas?
O COVID-19 pegou todos nós de surpresa, o vírus que se disseminou muito rápido, mudou a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo todo. Como não poderia ser diferente, o cinema é um dos setores mais afetados por essa pandemia. Por ser um evento que geralmente causa muita aglomeração, o setor não tem perspectivas muito boas, pelo menos não nesse ano de 2020. Pensando em muitos fatores, decidimos discutir um pouco sobre quais seriam os impactos do Coronavírus no mundo do cinema.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O presidente da Cinemark, Mark Zoradi, disse em recente entrevista que pretende voltar as atividades em Julho (veja aqui), caso assim se confirme, o que estamos prestes a presenciar?
Higienização: É muito provável que as empresas responsáveis pelas salas de cinema adotem políticas de higienização rigorosas. O uso de máscaras como obrigatório para todos os clientes, distanciamento de uma cadeira para outra (possivelmente isolando um dos bancos), e uma higienização no intervalo entre os filmes mais demoradas, visto que serão limpezas melhores, que podem até diminuir a quantidade de sessões disponíveis. Todas as medidas, se assim forem tomadas, serão completamente compreensíveis.
Medo: Mesmo as salas voltando as atividades, e com todas as medidas de saúde sendo tomadas, muitas pessoas ainda assim não voltarão a ir no cinema, por medo de infectar pessoas próximas, ou preocupação com sua saúde pessoal. Isso poderá ter um impacto significativo, principalmente nos primeiros meses após o retorno.
Situação Econômica: A pandemia vem prejudicando também a situação econômica de todos, pessoas e empresas, e isso não é bom para ninguém. Muita gente está numa situação tão complicada, que suas maiores preocupações são com comida ou as contas de casa, e nem se quer estão pensando em cinema. Mesmo quando tivermos um certo nível de normalidade, muitas pessoas não terão recursos para voltar as salas, e isso com certeza prejudicará o fluxo no mundo inteiro.
Adiamentos: Não
podemos deixar de citar é claro a quantidade enorme de adiamentos e
paralisações que tem sido vistas em todas as produtoras. Não só em
gravações, que já é bastante compreensível, isso vem acontecendo até mesmo
em dublagens. A Netflix por exemplo, não tem previsão de
voltar a dublar suas produções, e vemos a todo momento notícias de
adiamentos de lançamentos de longas. O impacto é tão significativo, que
alguns filmes estão sendo planejados agora somente para 2022.
Valores dos Ingressos: Devido aos fatores já citados a cima, podemos ter um grande impacto aqui. Os valores podem ficar mais caros, visto que as produtoras dos filmes perderam muito dinheiro com toda essa situação econômica adversa, além do aumento de custos com higienização de salas e o baixo fluxo de clientes. Porém, podemos ter também uma realidade totalmente inversa, as empresas baixando os valores dos ingressos para ver se conseguem fazer com que as pessoas voltem as salas. Infelizmente não tem muito como prever.
A verdade é que acreditamos que nesse ano de 2020 o mundo do cinema não voltará a ser o mesmo, porém é sempre importante lembrar que somos seres altamente adaptativos e claro que superaremos toda essa situação. E você, já tinha pensado a respeito, o que acha de tudo isso?