Recentes

Filmes para ver antes de morrer - Parte 1 de 4

O Senhor do Anéis

Hello galera, algumas pessoas de vez em quando nos pedem que façamos uma seleção de filmes que sejam considerados importantes para quem quer estudar cinema ou que apenas goste de assisti-los mesmo... Foi por isso então que resolvemos fazer esse post, indicando obras essenciais para quem se considere amante da sétima arte.  

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE 



Depois de pensarmos por um tempo considerável, conseguimos chegar a uma lista de 80 filmes fundamentais a serem assistidos.

Como é uma lista muito extensa, dividimos ela em 4 partes de 20 filmes cada, sendo que os 5 primeiros de cada sequência daremos um tratamento especial. Alguns longas fazem parte de uma trilogia, então seria importante que você assistisse ela também (se assim for possível), pois isso te dará uma experiência mais rica e completa da obra. Vamos lá!

1 - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King): 

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Considerado por muitos o melhor filme de fantasia/aventura de todos os tempos, O Retorno do Rei é o terceiro e último filme da trilogia O Senhor dos Anéis. O longa simplesmente sacudiu a academia cinematográfica, que até então pouco ligava para obras do gênero. O filme fez história ao ser indicado e se consagrar vencedor de assustadores 11 Oscars (inclusive de Melhor Filme), além de muitos outros prêmios ao redor do mundo.


2 - 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey):


2001: Uma Odisseia no Espaço

Dirigido pelo gênio S. Kubrick, o filme foi lançado no final da década de 60 e é considerado um divisor de águas no cinema. Várias técnicas práticas utilizadas no longa foram consideradas inovadoras, e o filme ainda foi capaz de criar um estilo único de ficção científica, estilo esse que é usado como referência para diversos diretores recentes. A história considerada complexa é discutida até nos dias de hoje. 


3 - Cantando na Chuva (Singin' in the Rain):


Cantando na Chuva

O filme além de ser um ótimo entretenimento, é considerado por muitos professores(as) um pilar para o estudo da sétima arte, pois se posiciona na virada entre o cinema mudo e o cinema falado. Além disso, a célebre cena de Gene Kelly dançando na chuva, já foi replicada diversas e diversas vezes, sendo considerada uma das sequências mais famosas da história.


4 - O Mágico de Oz (The Wizard of Oz):


O Mágico de Oz

Lançado em 1939, o filme é lembrado até hoje como também uma referência ao mundo do cinema. Mesmo não sendo a primeira obra feita a cores, o longa é o primeiro que faz o uso do Technicolor com maestria. A música cantada pela estrela Judy Garland, Over The Rainbow é até hoje considera a Melhor Canção de Filme pela American Film Institute


5 - 1917:


1917

Para quem acha que filmes recentes não fazem história, estão muito enganados. 1917 se tornou uma obra única ao ser o primeiro filme realizado quase que completamente em plano sequência. Mesmo a técnica já ter sido explorada por outras obras, o diretor Sam Mendes conseguiu utilizá-la de uma forma jamais vista, produzindo cenas magníficas, e nos presenteando com uma das sequências finais mais fantásticas de serem assistidas. Muitos consideram que o longa se tornará mais um capítulo nos próximos livros da história do cinema. 

Confira restante da lista: 

6 - Oldboy
7 - O Show de Truman (The Truman Show)
8 - Forrest Gump: O Contador de Histórias (Forrest Gump)
9 - Clube da Luta (Fight Club)
10 - Bacurau
11 - Donnie Darko
12 - 300
13 - A Chegada (Arrival)
14 - O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)
15 - Eraserhead
16 - Taxi Driver – Motorista de Táxi (Taxi Driver)
17 - O Enigma de Outro Mundo (The Thing)
18 - Mãe (Mother)
19 - Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)
20 - O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno)

Esses são apenas os primeiros, temos ainda uma quantidade considerável de filmes que merecem ser assistidos. Lembro ainda que a ordem apresentada não significa que um seja melhor que o outro, pois depende muito do seu gosto pessoal e estilo. Fique de olho que logo logo lançaremos os próximos 20 filmes. Até mais!