Recentes

Os 5 melhores filmes sobre o "Espaço"

Gravidade

Decidi fazer essa lista por que algumas pessoas me pediram indicação de filmes sobre o tema, além de claro, esse que vos escreve ter um amor quase incondicional pelo assunto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Outra questão importante de ser pontuada, é que decidi deixar de fora por exemplo, filmes com uma temática mais geek como Star Wars e afins, pois considero que os selecionados façam parte de outro nicho do cinema.

5 - Perdido em Marte


Perdido em Marte

Diretor: Ridley Scott
Ano de Lançamento: 2015
Duração: 2h31min

Talvez o mais aventuresco dessa lista, Perdido em Marte traz uma trama diferenciada. É gratificante assistir como Matt Damon (Mark Watney) vai solucionando os problemas de estar sozinho em um planeta tão distante. Apesar de parecer longo, a aventura em poucos momentos deixa cair o ritmo, e isso se deve também ao tom cômico e a interpretação de Damon, que é muito carismática.

4 - Gravidade

Gravidade
 
Diretor: Alfonso Cuarón
Ano de Lançamento: 2013
Duração: 1h31min

Sandra Bullock (Ryan Stone), está fantástica, sua interpretação consegue trazer muito bem o peso e o drama de todos aqueles acontecimentos. As situações são angustiantes e você fica sofrendo e torcendo a todo momento pela protagonista. Tecnicamente o longa é uma aula, e as cenas são belíssimas de serem assistidas.

3 - Interestelar

Interestelar

Diretor: Christopher Nolan
Ano de Lançamento: 2014
Duração: 2h49min

O longa foi criticado por alguns especialistas por se “inspirar” — para não dizer outra coisa — em 2001 - Uma Odisseia do Espaço, porém, não se apegue a isso, a obra sabe muito bem onde trabalhar suas diversas diferenças. Nolan faz um trabalho majestoso de direção, e sua tendência a querer deixar tudo o mais realista possível, faz com que até as viagens e situações fora do comum pareçam possíveis. Seu final é surpreendente, o que é uma ótima recompensa para o longo tempo de tela.

2 - O Primeiro Homem

O Primeiro Homem
 
Diretor: Damien Chazelle
Ano de Lançamento: 2018
Duração: 2h21min

O longa narra a história de Neil Armstrong (Ryan Gosling), primeiro astronauta a pisar na lua. O filme foi criticado por alguns por ser monótono, porém, o diretor deixa claro que a obra é para um público contemplativo, bem longe de quem busca filmes pipoca. Além disso, sua fidelidade a viagem real é tanta, que muitas cenas parecem ter sido retiradas diretamente dos arquivos da Nasa. Lembrando que o longa venceu o Oscar de Melhor Efeitos Visuais.

1 - 2001 - Uma Odisseia no Espaço

2001 - Uma Odisseia no Espaço
 
Diretor: Stanley Kubrick
Ano de Lançamento: 1968
Duração:
2h44min

Talvez já esperado por muitos, 2001 - Uma Odisseia no Espaço se consagrou como uma das mais importantes obras da história do cinema, muita além do tema deste artigo. Kubrick foi capaz de estabelecer algumas regras do gênero, sendo por exemplo o primeiro filme a conseguir emular a gravidade espacial de maneira mais fidedigna. Temos ainda um roteiro peculiar, que atrelado a cenas feitas de forma prática, faz com que o filme seja discutido até hoje, mais de 50 anos depois.

Menção Honrosa - APOLLO 11 (Documentário) 

Apollo 11
  
Diretor: Todd Douglas Miller
Ano de Lançamento: 2019
Duração: 1h33min

Se você é fã assim como eu do tema, não pode deixar batido esse documentário. O diretor Todd Douglas conseguiu diretamente na Nasa, arquivos únicos e nunca vistos sobre a viagem à Lua. A obra chama atenção ainda por preferir não usar narração, o que estabelece um trabalho de montagem fantástico. Você não pode deixar de assistir!

Sentiu falta de algum filme? Diz aí, qual seria sua lista?